• As redes sociais

    Cada vez mais o uso das redes sociais digitais está generalizado na sociedade, abrindo mais canais de comunicação para as marcas. A grande questão é saber como realizar essa interação e quais as redes sociais em que o retorno é mais vantajoso.

    A primeira coisa que deveremos ter em conta é a disponibilidade que queremos dedicar às redes sociais. Como em tudo, tempo representa investimento e quando optamos por estar presentes numa rede social é porque queremos tirar algum proveito desse investimento.

    Ou seja, não devemos querer estar “em tudo o que mexe” se não podermos disponibilizar o tempo que é necessário para tal. É preferível optarmos por menos canais de comunicação mas apostar na qualidade da nossa presença nesses canais.

    Dependendo do nosso produto, serviço e disponibilidade deveremos pensar a frequência das nossas publicações. Ter muitas publicações numa semana e depois passar semanas sem nada publicar, não cria uma imagem de coerência para com o público-alvo, e leva a que este se esqueça da sua marca. Por outro lado, excesso de publicações pode levar à saturação.

    Calendarize os comentários de acordo com as promoções dos seus produtos, das épocas festivas e dos acontecimentos que interferem com o seu negócio, de forma a manter uma comunicação coerente no tempo.

    Procure criar publicações úteis que despertem a atenção para o produto, tendo sempre em atenção que é através dos comentários realizados que os utilizadores traçam o perfil / postura do seu negócio.