• Adwords vs. SEO

    O Google Adwords e o SEO, geralmente partilham um objetivo comum: fazer com que a nossa loja online apareça numa posição cimeira quando se pesquisa um determinado conjunto de palavras-chave. No entanto, ambos têm formas muito diferentes de atingir esse objetivo.

    O Google Adwords, funciona como patrocínio direto ao Google, ou seja, é escolhido um conjunto de palavras-chave e pagamos ao Google para aparecermos bem posicionados nas pesquisas realizadas com as palavras-chaves selecionadas.

    SEO (Search Engine Optimization), não se baseia em patrocínio direto ao Google, mas sim num conjunto de técnicas que têm como objetivo fazer como que o Google selecione o nosso site para aparecer em posições cimeiras quando os utilizadores pesquisam termos relacionados com os nossos produtos ou serviços.
    Em ambos os casos, o primeiro desafio é saber quais as palavras-chave do nosso negócio. Para tal sugerimos algumas ferramentas que o Google disponibiliza para nos ajudar:

    - Google Analytics

    - Google Trends

    - Google Adwords

    O Segundo desafio é definir o nosso objetivo. Para obtermos dados consistentes, deveremos determinar objetivos razoáveis, a serem atingidos num tempo razoável. Para tal, é importante sabermos em que situação estamos em comparação com os concorrentes, determinando assim o nosso ponto de início, que nos vai servir de base comparativa mais tarde.

    Sugerimos assim a criação de uma análise SERP que nos permita realizar uma comparação como os principais concorrentes. (Contacte o seu consultor comercial ou a nossa linha de suporte para obter mais informações de como realizar uma análise SERP).

    Após esta primeira análise, certamente obterá uma lista de palavras-chave que servirá de base para a otimização do site. Quanto maior for a lista mais difícil será obter resultados, pelo que aconselhamos que esta nunca ultrapasse os 25 termos.

    É também nesta altura que reparamos que parte das palavras-chave serão mais difíceis de optimizar que outras pelo que na maioria dos casos acabamos por considerar que a melhor opção é selecionar algumas palavras para Adwords e outras para SEO.